Blog

 

 

Cuidado com o sono na estrada! Motoristas morrem por cansaço e sonolência

 

A Coapdubo sabe que a falta de sono é perigosa e pode matar. Diversos estudos e pesquisas realizados no últimos anos apontam esta infeliz realidade, como os dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontando que aproximadamente 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados à sonolência.

A pesquisa, realizada em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina, com quase 500 motoristas, ainda apontou que sono e cansaço representam 50% dos acidentes de trânsito do país.

Se levarmos em conta que somente em 2018 foram registrados mais de 69 mil acidentes em rodovias federais, com 5,2 mil mortes, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), estamos diante de um problema gravíssimo.

Acidentes
Claro que existem fatores que não podemos controlar em um acidente (condições das estradas, imprudência de terceiros e  questões climáticas), porém o sono e a fadiga podem ser controlados, de forma eficiente e segura para todos os envolvidos. E quando falamos de acidentes, não estamos falando apenas das estadas, mas também dentro de perímetros urbanos, como em Paranaguá.

Que tal ver algumas dicas para manter a segurança enquanto dirige?
– Sempre dê as pausas quando seu corpo pedir. Se estiver com sonolência, pare e descanse – e é fácil perceber que o sono está chegando quando a visão fica embaçando, acontecem bocejos exagerados e a cabeça fica balançando. Ao notar qualquer sinal destes, pare de dirigir e descanse.

– Procure um lugar seguro para estacionar e relaxar um pouco. Na cidade é fácil encontrar algum local e se estiver na estrada, procure por um posto de combustível e pare ali mesmo. Parar na estrada pode causar acidentes.

– Descanse bem antes de dirigir. Tenha uma boa noite de sono com oito horas, se possível.

– Uma dica bacana é  fazer pausas para se alongar e espreguiçar. Ajuda a manter o corpo mais alerta.

– Evitar comidas muito pesadas e medicamentos que possam causar sono, como antialérgicos, relaxantes musculares e de tarja preta.

Siga a Copadubo e tenha mais dicas para segurança na boléia! Siga a gente no Facebook e no Instagram também.

 

Comentários Facebook