Blog

 

 

Dicas da Copadubo para armazenamento de fertilizantes

 

O armazenamento correto e as práticas de limpeza (housekeeping) são sempre importantes para garantir um local de armazenamento seguro. Se possível, os fertilizantes devem ser armazenados em um depósito fechado e seguro para proteger o produto do tempo (sol, chuva, neblina etc.) e reduzir o risco de roubos. As condições ideais de armazenamento são:

– Locais fechados capazes de proteger o produto das intempéries e especialmente da luz direta do sol (aquecimento excessivo).
– Ambiente limpo, livre de poeira/sujeira e protegido da umidade, que pode causar a formação de pó e empedramento, prejudicando a capacidade de aplicação.
– Temperatura entre 5 e 30°C (alguns tipos de fertilizante são sensíveis a altas temperaturas).
– Equipado com paletes para evitar a necessidade de duplo empilhamento.
– Bom gerenciamento de estoque, por exemplo, realizado a partir de um esquema Primeiro a entrar, primeiro a sair.

Armazenamento interno
– O ideal é que seja um depósito térreo, feito de material não inflamável (ex.:concreto, tijolo, aço).
– Todos os prédios devem ter instalações de ventilação que ajudem a dissipar o calor e a liberar fumaças em caso de incêndio ou decomposição.
– O chão deve ter uma superfície nivelada, seca e regular, livre de buracos.
– Limite a altura das pilhas de fertilizante. Pilhas altas de sacos de fertilizante podem ficar instáveis e desmoronar.
– Limite o tamanho das pilhas dos sacos de fertilizante de acordo com os regulamentos nacionais, se houver. (300 toneladas para nitrato de amônio (> 28 % N)
– Armazene a, no mínimo, 1 metro de distância de beirais e vigas e, no caso de fertilizante em sacos, também de paredes.
– Se forem empilhados em paletes, devem estar sobre uma superfície bem drenada. Se você empilhar os paletes, certifique-se de que possui uma base firme.
– Não armazene perto de outro materiais a granel que sejam incompatíveis (ex.: ureia perto de fertilizantes à base de nitrato de amônio). Mantenha-os bem separados. Nunca misture fertilizantes. Mantenha cal e fertilizante bem – separados.
– Em um depósito coberto com uma superfície plana, é possível aumentar a altura em três sacos.
– Mantenha o fertilizante longe de qualquer material inflamável. Certifique-se de que haja uma distância de, pelo menos, 5 metros entre os materiais. A maioria dos fertilizantes de nitrogênio contém nitratos que se decompõem quando aquecidos, desenvolvendo óxidos de nitrogênio tóxicos já a 150°C. Alguns produtos podem até liberar óxidos de carbono (CO, CO2) e óxidos de enxofre também.

Armazenamento

Depósito externo
– Armazene em um chão elevado, de superfície seca e suave.
– Use um palete para evitar o contato direto da sacaria com o solo ou a água – em caso de chuva forte. Utilize apenas paletes não danificados, eles também devem estar livres de farpas e pregos.
– A pilha não deve se inclinar, caso isso aconteça, arrume-a imediatamente.
– A fim de preservar a qualidade do produto, coloque uma camada de paletes vazios no topo da pilha, antes do enlonamento e/ou dissecação caso haja a necessidade), para evitar a deterioração do produto devido ao calor (como recomendado pelo fabricante/fornecedor).
– As pilhas devem ser protegidas para evitar que os sacos fiquem sujos e os filmes plásticos ou lonas devem ser fixadas na camada inferior para evitar danos, o que pode ser causado pela fricção ou atrito.
– Verificar a estabilidade da pilha antes de desatar os filmes plásticos ou lonas. As coberturas pode estar impregnada com algas e potencialmente escorregadias e perigosas.
– Todos os fertilizantes armazenados fora de armazéns devem ser protegidos com uma lona. Fixar a lona bem em torno do produto. Manter o solo e as calçadas livres de derramamentos de fertilizante.
– Para o armazenamento externo, coloque os paletes em cima do fertilizante coberto para proteger contra o dano causado por pássaros à lona e aos sacos.

Para estabilidade e segurança, big bags devem ser armazenados em forma de pirâmide. A altura das pilhas de paletes não deve ultrapassar três paletes, dependendo do produto, da estabilidade do palete e do manuseio do equipamento.

NUNCA enrole as cordas de cobertura em volta das mãos ou dedos. A área de superfície de uma cobertura é grande, e uma rajada de vento é facilmente capaz de levantar uma pessoa do chão ou ferir gravemente suas mãos e dedos. Use luvas quando fizer uma cobertura.

Fonte: yarabrasil

Comentários Facebook