Blog

 

 

Nigéria vai exportar fertilizantes para o Brasil!

 

Nunca a importação de fertilizantes esteve tão em alta – e vai ficar ainda mais com a nova fábrica do bilionário nigeriano Aliko Dangote, localizada próximo a Lagos – capital da Nigéria. O primeiro embarque vai acontecer entre o final de junho e o início de julho, com destino à Louisiana. Após essa remessa, a maior parte das exportações serão para o Brasil. A inaugurada planta de ureia foi criada para produzir 3 milhões de toneladas por ano e, além do Brasil, vai abastecer todos os grandes mercados da África Subsaariana.

Uma boa notícia para o mercado de fertilizantes brasileiros, cujo volume de importações neste ano, até abril, bateu todos os recordes com a chegada de 10,5 milhões de toneladas que chegaram ao Porto de Paranaguá, do Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul – lembrando que um ano antes o volume foi de 8,9 milhões.

Com a entrada do produto nigeriano, a demanda com o bom momento do agronegócio nacional vai sair ganhando. O boletim logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já mostrou que os produtores estão investindo como nunca pelos preços dos grãos, altamente influenciados positivamente pelo dólar!

A Nigéria tem tudo para entrar na lista dos maiores exportadores de fertilizantes para o Brasil ao lado da Rússia, China, Canadá, Marrocos, Belarus, Catar, Estados Unidos, Alemanha e Holanda. Os fertilizantes, vale lembrar, são 43% do total de produtos importados através dos Portos de Paranaguá e Antonina, ambos no Paraná. Nos quatro primeiros meses do ano, foram 3.221.386 toneladas trazidas do exterior contra 2.875.263 toneladas no ano anterior.

Comentários Facebook