Blog

 

 

Armazenar adubos e fertilizantes com segurança em 2020 e transportar com a Copadubo

 

Em um levantamento recente da Associação Nacional para Difusão de Adubos – ANDA, entre janeiro e junho de 2019 foram comercializados quase 13.723.035 toneladas de fertilizantes ao mesmo tempo em que a importação de fertilizantes intermediários chegou em incríveis 12.256.869 toneladas. Ainda não fechamos o ano, mas a perspectiva é de superar os valores dos anos anteriores em até 8%. Armazenar adubos e fertilizantes com segurança é prioridade! 

Com tantos fertilizantes circulando em nosso território, é importante ter alguns cuidados antes de realizar qualquer transporte. A COPADUBO separou algumas dicas:

Armazenamento de adubo antes do transporte
O armazenamento correto exige certos cuidados para que o fertilizante não sofra perda de qualidade – e para a segurança de todos, pois estamos falando de um produto tóxico que precisa seguir algumas regras expostas na Legislação Brasileira (Decreto 4.954/2004). Este armazenamento precisa seguir rigorosamente as mesmas regras de produtos perigosos como:

Local
O ambiente seguro é a chave. O depósito precisa ser térreo e feito com materiais não inflamáveis, com chão nivelado, regular e sem buracos. Os sacos de adubos precisam estar sempre com 1 metro de distância de beirais, vigas e paredes.

Ventilação
Qualquer local utilizado para armazenar adubo e fertilizante precisa estar equipado com sistemas de ventilação que ajudem na dissipação do calor e que facilite a saída da fumaça em caso de incêndio.

Materiais seguros

Estamos falando de componentes inflamáveis. Dessa forma, é preciso armazená-los longe de outros materiais que são igualmente inflamáveis e evitar acidentes mais graves. Uma boa dica é deixar afastado dos produtos a granel que podem ser incompatíveis, como ureia e produtos a base de nitrato de amônio. Existe até mesmo uma lista com todos produtos químicos que possuem incompatibilidade que é a Norma ABNT NBR 14619. Vale a consulta!

Sinalização

É fundamental criar sinalização adequada. Procure colocar avisos com imagens ou palavras que identifiquem quais os riscos do local de armazenagem bem como as saídas e extintores de incêndio. Não esqueça de diferenciar os produtos que estão armazenados no mesmo ambiente para evitar problemas. 

Pilhagem
Há riscos de desmoronamento quando se cria pilhas de sacos muito altas, até mesmo pela instabilidade do material. Utilize paletes para evitar o contato direto com o chão e melhorar a estabilidade do montante. O ideal é colocar um pallet na parte de cima.

O seu local está seguro? Então é hora de chamar a Copadubo para realizar o transporte dentro de Paranaguá! Fale com a gente pelo Facebook ou Instagram e saiba como podemos ajudar no transporte de seus produtos!

Comentários Facebook