O avanço da pandemia de Covid-19 reduziu em 5% os preços dos principais fertilizantes intermediários usados nas lavouras brasileiras em abril. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), componentes como Nitrogênio, Fósforo e Potário (NPK) interromperam a alta verificada até março.
“O movimento baixista no mercado internacional esteve atrelado a incertezas quanto às demandas por insumos e alimentos e ao crescimento econômico, diante da pandemia”, diz trecho do relatório divulgado pela instituição.
Outro fator que contribuiu para a queda nas cotações dos nitrogenados foi o baixo patamar de preços do petróleo e do gás natural – usado na produção de ureia -, o que resultou em valores menores de adubos. No caso dos potássicos, parte do volume ofertado em 2019 ainda está estocado, pressionando as cotações do Cloreto de Potássio (KCl).
Mercado brasileiro
No mercado brasileiro, as cotações de fertilizantes dispararam na região sul do país, por conta da valorização de 8,86% do real frente ao dólar em abril. Segundo o Cepea, o adubo fosfatado teve valorização de 10% entre março e abril, enquanto os reajustes de fertilizantes nitrogenados e potássicos foram de 7% e 3%, respectivamente, na média das principais regiões produtoras do sul.
A Copadubo está de olho para te informar de tudo sobre este mercado! É bom ficar de olho! Siga agente no Facebook e no Instagram!
Comentários Facebook