Blog

 

 

Celular ao volante: saiba quais os perigos

 

Além de ilegal, o uso de celular ao volante é muito perigoso. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego alerta que a distração pelo uso de smartphone  é a terceira maior causa de mortes no trânsito no país com tristes 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente, em média. E engana-se quem pensa que estamos falando apenas de ligações, pois o uso smartphones pelas redes socias ou respondendo whatsapp dirigindo é alarmante!

De acordo com o Detran, o uso do celular aumenta em cerca de 400% as chances de o motorista se envolver em acidentes de trânsito e é equiparado com a direção  sob o efeito de álcool.

Quer mais? O Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) revelou que muitos os motoristas ficam entre 4 e 5 segundos sem prestar atenção na direção quando estão com o celular nas mãos, tempo suficiente para causar verdadeiras tragédias. Como comparativo, imagine percorrer uma distância de 12 carros populares enfileirados com os olhos completamente fechados com velocidade de 80 km/h. É a mesma coisa!

O problema fica mais grave quando se trata de responder a uma mensagem no whatsApp, quando o “tempo cego” fica entre 12 e 23 segundos, ou uma distância de um campo de futebol no escuro. Conversar com alguém ao telefone, mesmo que por viva voz, faz o motorista perder a noção auditiva do trânsito e desviar completamente sua atenção.

Para que correr riscos? A mensagem pode esperar a próxima parada. 

A Copadubo orienta seus motoristas e usar Smartphones apenas com o veículo parado para uma direção segura, eficiente e sem riscos para terceiros.

Siga a gente no Facebook e no Instagram para acompanhar mais dicas valiosas para qualquer motorista de caminhão.

Comentários Facebook