Blog

 

 

Copadubo com tudo no Novembro Azul

 

Dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram uma realidade mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil. Por isso, a Copadubo apoia o Novembro Azul, campanha de prevenção contra esta enfermidade terrível, principalmente para quem conduz caminhões.

Vamos ficar atentos!
Uma grande parte dos cânceres de próstata não apresenta sinais no começo, mas, mesmo assim, existem casos em que é possível detectar:

– ardência, dor e urgência para urinar;
– aumento da quantidade de idas ao banheiro durante a madrugada;
– presença de sangue na urina;
– sensação de bexiga não esvaziada por completo;
– redução da pressão do jato da urina;
– demora mais do que o normal para liberar a urina e
– interrupções involuntárias em meio ao ato de urinar.

Se algum desses sintomas surgirem, procure um médico para o diagnóstico precoce. Se o tumor for  maligno, a rapidez garante um tratamento bem mais brando e com maior probabilidade de sucesso.

Agora, pode acontecer da doença estar em uma fase mais avançada. Os sintomas serão outros, neste caso;

– impotência sexual;
– falta de apetite;
– dor nos testículos;
– sensação de fraqueza;
– perda de peso sem motivo;
– dificuldade para segurar urina e fezes e

Pode acontecer também dores em ossos, costas, pernas e quadris, além de problemas nos rins e infecção generalizada – nestes casos, o risco é de alta gravidade. Sem dúvida alguma, é hora de ir ao médico com urgência.

Quais fatores de risco?
Cuide de seus hábitos, que precisam ser saudáveis e podem ser controlados. Alimentação saudável, por exemplo, é uma dica importante, assim como largar o tabagismo. Fique de olho na idade também, pois mais de 60% dos registros de diagnóstico de tumor maligno na próstata, no mundo, envolvem homens idosos, ou seja, com 65 ou mais anos de vida. A partir da casa dos 50 anos, a incidência dessa doença sobe de maneira considerável.

O histórico familiar também entra nos fatores de risco. Quem tiver parentes com histórico de diferentes tipos de câncer, precisa ficar atento – se for parentesco é de primeiro grau, como o de pai e filho ou entre irmãos, a probabilidade é maior ainda.

Caminhoneiro precisa ficar atento
Quem trabalha dirigindo caminhão precisa se conscientizar no Novembro Azul cuidando de si mesmo. Procure acrescentar a atividade física ao seu cotidiano, inclusive durante paradas de trajetos mais longos, e fique atento com a alimentação. Além disso, claro, é preciso marcar presença constante no consultório de um urologista e, fazer o exame de toque.

Perca o preconceito, não perca a vida.

Cuide-se! O Novembro Azul foi criado para incentivar a prevenção, então vamos aproveitar o momento e cuidar da prevenção?  A Copadubo apoia esta iniciativa!

 

Comentários Facebook