Blog

 

 

Nitrato de amônio: Entenda os perigos ligados ao fertilizante

 

Não faz muito tempo, diversas explosões destruíram fábricas de fertilizantes e nestes casos o nitrato de amônio estava presente. Amplamente utilizado na agricultura, o fertilizante precisa de cuidados extremos na hora de ser armazenado e, principalmente, de ser transportado.

A fórmula química é NH4NO3, por vezes erroneamente denominada “nitrato de amoníaco” pela indústria, e pode também ser utilizado na fabricação de explosivos e bombas quando há contato com outras substâncias. O nitrato de amônio é relativamente pouco explosivo e se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água  – e forma segura desde que não seja aquecida. Quando ultrapassa  210 °C, decompõe-se e a reação pode tornar-se explosiva.

Para um transporte mais seguro, é preciso ter uma frota especial para esta categoria de material com caminhões especialmente preparados para levar o nitrato de amônia. O transporte dos navios para os galpões de empresas, por exemplo, precisa ser com veículos adequados,  profissionais treinados para o correto manuseio deste material extremamente perigoso e atenção mais do que redobrada!

Os conhecimentos gerais dos profissionais que vão manusear incluem simbologia, rotulagem, normas de segurança genéricas, utilização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), em situações normais de carregamento, transporte, manuseio, armazenamento e estocagem de produtos.

A COPADUBO é especialista neste transporte dentro de Paranaguá, com todas as certificações necessárias da Polícia Civil, Exército e vistoria do INMETRO cuja duração pode ser de até um ano.

Entre em contato com a COPADUBO tem a melhor e mais segura solução para o transporte de nitrato de amônia e outros materiais perigosos em Paranaguá.

 

 

Comentários Facebook