Recentemente, saiu na revista Exame uma matéria sobre os efeitos do sol na pele dos caminhoneiros que ficam muito tempo com apenas um lado do corpo exposto ao sol – o chamado “efeito braço de caminhoneiro”, como é possível ver na foto, o resultado é bastante acentuado.
Depois de passar 28 anos na boleia do caminhão e pegando sol apenas em seu lado esquerdo, o homem da foto acima sentiu os efeitos do sol na pele. Aos 69 anos, ele tem o lado esquerdo do rosto visivelmente mais envelhecido pela ação dos raios UVA.
Alguns pesquisadores da Universidade de Northwestern, em Chicago, estudaram os efeitos desta exposição durante anos e publicaram o resultado no New England Journal of Medicine. O motorista recebeu toda a carga de raios UVA através da janela, penetrando a epiderme e as camadas superiores da derme.
A exposição crônica aos raios pode deixar a epiderme espessa e causar o mesmo efeito no estrato córneo, causando a destruição das fibras elásticas.
UVB e UVA
Os raios UVA atingem a pele no inverno e no verão – basta ter sol que aí estão os raios. Muito embora a exposição à radiação UVB esteja ligada a uma maior taxa de foto carcinogênese, os raios UVA também têm promovido mudanças substanciais no DNA, causando câncer de pele.
O que fazer?
Sabemos que os caminhoneiros nem sempre conseguem evitar a exposição da pele ao sol, mas existem algumas dicas interessantes da Copadubo para minimizar esse mal:
Nos primeiros sinais de alteração de pele, busque imediatamente um médico dermatologista e cuide da saúde da sua pele!
Siga a gente pelo Facebook e Instagram!
Comentários Facebook