Você sabe quais são as vantagens da manutenção preventiva? Elas envolvem deste a questão financeira até a segurança nas viagens. A COPADUBO é adepta da cultura de manutenção preventiva para prolongar a vida útil do caminhão a partir de cuidados básicos e periódicos.
A principal vantagem da manutenção preventiva está na redução dos riscos de acidentes e da integridade de todos aqueles que trafegam pelas estradas – tanto quem leva a nossa marca quanto os demais motoristas e pedestres.
O caminhão possui uma infinidade de sistemas e peças e algumas delas sofrem mais com as viagens e rodovias em mau estado de conservação. Cada sistema do caminhão seguirá um cronograma de manutenção diferente.
Vamos dar uma conferida!
Freios
Os freios sofrem um grande estresse nestes pesados da estrada. As checagens precisam acontecer com uma frequência maior analisando bolsões de ar, mangueiras, pastilhas e lonas de freio. Os motoristas precisam estar sempre atentos com barulhos estranhos e baixa frequência na hora de frear.
Suspensão
Assim como os freios, a suspensão também sofre muito nas estradas pelas rodovias que estão em péssimo estado de conservação. Os sinais que o veículo dá são falta de estabilidade, dificuldade em manter a trajetória em linha reta e estalos estranhos são sinais de que a suspensão não está funcionando perfeitamente.
A manutenção preventiva deve ocorrer com uma frequência maior para analisar peças como feixes de mola, bolsões de ar, mangueiras, bandejas e amortecedores – evitando problemas simples se agravem e seja necessária a substituição.
Motor
O coração do caminhão precisa estar no centro das atenções. A manutenção preventiva do motor deve seguir um cronograma rígido com orientações do fabricante do veículo. Tem que ver a troca de óleo sempre no tempo certo e utilizar o produto mais adequado.
A COPADUBO trabalha todos os dias na manutenção de sua frota! Ente em contato com a COPABUDO, siga a gente no Facebook e fique por dentro de tudo sobre transporte de fertilizantes em Paranaguá
Comentários Facebook