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Freio motor do caminhão: Dicas para usar corretamente

 

O freio motor do caminhão tem mitos e verdades.  O esforço de frenagem é dividido entre o próprio freio, o atrito dos pneus com o asfalto e a energia extra do motor, distribuindo a pressão e o desgaste e aumentando a vida útil das peças utilizadas. Ou seja, não há esta sobrecarga exclusiva nos freios!

Que tal dar uma olhada em algumas dicas da COPADUBO e acabar com certos mitos sobre o freio motor do caminhão?

Economia de combustível?
O freio motor na descida deixa o caminhão fica em um ritmo de movimento limitado pela rotação atual do motor. Com o pé no freio, é possível controlar a aceleração – e por não acelerar, o consumo de combustível será menor. Lembre-se: nunca deixe o caminhão se movimentar em ponto morto. Dirigir na famosa “banguela” pode fazer com que o motorista perca o controle do freio quando mais precisar.

Usar o freio motor danifica a caixa de marcha?
A redução de marchas do veículo fará com que a rotação e a velocidade diminuam. Mas a mudança precisa ser suave – forçar a parada pode fazer a pressão escapar para outras partes e, aí sim, danificar a caixa de marcha. Se as marchas forem reduzidas no momento certo, não haverá problema algum.

O freio motor prejudica o óleo?
A pressão extra depositada sobre o cárter não é tão alta quando aquela que vai para o motor. Lembre-se de que esse sistema foi feito para aguentar pressões muito maiores do que as produzidas pelo freio motor.
E o superaquecimento do motor?
Na maioria dos sistemas de freio motor de caminhão, quando o componente é ativado, a queima de combustível não acontece – mesmo que a rotação esteja alta. Mas atenção:  A rotação do motor deve estar dentro dos limites toleráveis. O conta-giros do caminhão possui uma faixa azul indicando o intervalo de rotação ideal. Chegou no limite, a marcha deve ser aumentada.
Quando usar o freio motor? 
Em descidas – Realizar uma descida com o carro desengrenado é um dos erros mais fatais que um caminhoneiro inexperiente pode cometer. Ao reduzir as marchas, na descida de uma serra, por exemplo, o caminhão estará bem mais seguro e em total controle pelo motorista.
Ao enfrentar trânsito lento
Você vai passar por uma rua congestionada ou um engarrafamento. O freio motor servirá para manter o veículo em determinada velocidade.
Em frenagens bruscas
Parada repentina representa um risco em potencial. Se a estrada estiver molhada, o pneu perderá aderência com o asfalto e poderá derrapar. Reduzir a marcha nesse caso fará com que o motor colabore na parada do caminhão sem grande perda de tração.
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